O município de Xanxerê, no Oeste catarinense, possui diversas atrações para visitantes, como é o caso do monumento em formato de milho, construído no Parque de Exposições Rovilho Bortoluzzi. Quem transita pela BR-282, rodovia corta Santa Catarina do Litoral ao Extremo-Oeste, não tem como não notar o “milhão” à margem da estrada.
Por Xanxerê ser reconhecido como a Capital do Milho, um grupo de empresários resolveu construir algo que simbolizasse e lembrasse o município com esse título. Foi então que para a Expo Femi 2002 — feira que acontece a cada dois anos — foi inaugurado o “milhão”.
O monumento foi construído em concreto armado e demorou cerca de seis meses para ficar pronto. Seu custeio foi de empresários da cidade, sem onerar os cofres públicos. Na época, a ideia inicial era que tivesse um elevador no interior do monumento para que as pessoas pudessem observar a vista do alto, porém não foi executado. A sua altura desde a base até a ponta é de 18 metros.
Em datas comemorativas, inclusive durante a feira que é realizada bienal, o “milhão” fica todo iluminado. Há cerca de um ano, a prefeitura instalou um totem em 3D com a placa “Eu Amo Xanxerê”, bem próximo ao monumento. O intuito é fazer com que o local seja um ponto de parada para visitantes. Legal né?!
Se você estiver passando por Xanxerê e precisa de hospedagem para pernoitar, o Center Hotel possui uma estrutura incrível, com quartos para toda a família. Ligue e faça a sua reserva!