Se vender é uma arte, prospectar clientes vai muito além disso. Afinal, essa é a primeira e mais importante etapa de uma negociação de sucesso entre o profissional e seu público-alvo.
Uma prospecção bem feita, além de garantir mais oportunidades de negócios, também aumenta, e muito, as chances de fechamento da venda. Mas, para isso, é preciso que o responsável pela tarefa dedique tempo e energia na sua execução, caso contrário, os resultados não virão.
Para muitos vendedores e representantes comerciais, a prospecção não costuma ser a melhor atividade, no entanto, é essencial para garantir uma presença de marca no mercado, aumentar o volume de vendas e, consequentemente, o crescimento e os lucros da empresa.
Levando isso tudo em consideração, selecionamos algumas dicas importantes para você melhorar sua prospecção e conquistar mais oportunidades de negócio. Continue a leitura!
1. Conheça o mercado
Prospectar significa também conhecer o mercado. Entender quem é, realmente, seu público-alvo, faz toda a diferença no ciclo de vendas, já que conhecer a necessidade do cliente e identificar como o seu produto ou serviço pode supri-la é fundamental.
Portanto, lembre-se: antes de sair prospectando, conheça o mercado e sua área de atuação.
2. Faça uma abordagem de prospecção e não de venda
Prospectar e vender são duas coisas diferentes, que devem ser feitas em momentos distintos para alcançar os resultados desejados. Na prospecção, a ideia é construir um relacionamento de proximidade com seu possível cliente, para conhecer seus anseios e necessidades.
Nessa visita ou contato de prospecção, a venda em si não deve ser diretamente abordada, afinal oferecer “de cara” um produto ou serviço pode acabar afastando seus potenciais clientes.
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3. Mantenha contato
Apenas prospectar não é suficiente para vender. É claro que essa já é uma boa parte do caminho, mas ainda há muito trabalho a ser feito. E o primeiro passo nessa jornada é: mantenha contato com seus futuros clientes.
De nada vai adiantar realizar uma boa prospecção se o relacionamento com seu possível cliente não continuar sendo construído. Planeje uma rotina de contato com e-mails ou telefonemas para manter presença, sem ser impertinente, é claro.
4. Conquiste a confiança de seus prospects
Conquistar a confiança de seus possíveis clientes também é essencial, não apenas para garantir a venda, mas também para que seus produtos ou serviços possam ser indicados para outras pessoas, aumentando, assim, ainda mais suas oportunidades de negócio.
Você também pode estimular essas sugestões oferecendo vantagens exclusivas para quem fizer as indicações, como brindes, descontos ou outras coisas.
5. Defina metas
Por fim, para que a prospecção não se torne uma tarefa esporádica, define metas pessoais. Estipule uma quantidade x de novos contatos que devem ser feitos semanalmente ou mensalmente, para que você tenha mais motivação e compromisso com a tarefa.
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Interessante.
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Bacana.