Para jornadas de trabalho eficientes, estar totalmente disposto é essencial. A vida cotidiana, muita vezes, influi diretamente nos negócios, seja para o bem ou para o mal.
Muito se engana quem acredita que o expediente termina naquele horário predeterminado. O que se faz durante o momento de descanso, atua diretamente no funcionamento do dia seguinte. Compromissos, eventos e outras atividades pós-trabalho são naturais, porém, quantas vezes você levantou as pernas para o ar e não se concentrou em nada nos últimos dias?
Com o mundo dos negócios cada vez mais estressante e concorrido, o descanso não é uma opção, mas, sim, uma necessidade. Quando corpo e mente estão cansados, eles geram alguns sinais que, muitas vezes, se surgirem durante a jornada, podem ser extremamente prejudiciais para a obtenção de sucesso em suas tarefas.
Um exemplo prático da prejudicialidade da falta de descanso foi obtido em um estudo da Universidade de Stanford, EUA. Pessoas que não dormiam há 19 horas foram submetidas a testes de atenção e, constatou-se que eles cometeram mais erros do que pessoas com 0,8 g de álcool no sangue, quantidade equivalente a três doses de uísque.
Sintomas como stress constante e ansiedade excessiva geram ideias lentas e confusas. Mais do que isso, após muito tempo sem descanso adequado, o corpo pode adoecer e transformar tudo em algo bem mais sério.
Continue a leitura para compreender os riscos efetivos da falta de descanso e 5 dicas para melhorar a sua rotina.
Riscos para o organismo a curto prazo
- Cansaço e sonolência durante o dia;
- Irritabilidade constante;
- Perda da memória de fatos recentes;
- Comprometimento da criatividade;
- Redução da capacidade de planejar e executar;
- Lentidão do raciocínio;
- Desatenção e dificuldade de concentração.
Riscos para o organismo a longo prazo
- Falta de vigor físico;
- Envelhecimento precoce;
- Diminuição do tônus muscular;
- Comprometimento do sistema imunológico;
- Tendência a desenvolver obesidade e diabetes;
- Doenças cardiovasculares e gastrointestinais;
- Perda crônica da memória.
5 dicas para uma rotina controlada e eficiente
Confira as dicas que preparamos para que você tenha uma vida confortável e consiga atingir maior eficiência durante o trabalho:
1 – Tudo começa pelo sono. O número clássico indicado por médicos é entre 7 e 8 horas, entretanto, como cada corpo responde a isso de uma maneira, garanta ao menos 6 horas efetivas;
2 – Tenha em sua agenda horários destinados a não fazer nada. Converse com pessoas ao seu redor para que decisões e assuntos mais importantes não sejam discutidos neste momento;
3 – Faça exercícios. Manter o corpo em movimento é essencial para que tudo funcione da melhor maneira;
4 – Evite cafeína e não carregue o estômago com alimentos pesados durante a noite;
5 – Tome um banho morno antes de deitar-se. Relaxar a musculatura e esfriar a cabeça são de grande valia para o momento.
Por fim, tente não levar problemas do trabalho para casa. Lembre-se de que para resolver qualquer situação, você precisa afastar-se para vê-la como um todo. Desta forma, estar em constante contato com algo pode atrapalhar o sucesso da tarefa e comprometer toda a sua saúde.