Viajar é sempre sinônimo de alegria, diversão e organização para que tudo ocorra, na medida do possível, conforme o planejado, sem surpresas e imprevistos desagradáveis.
Por isso, toda viagem começa muito antes de colocar “o pé na estrada”. E na hora de iniciar os preparativos, uma dúvida bastante comum costuma surgir: mala ou mochila, o que levar?
Viajantes mais experientes costumam saber o que é melhor em cada caso. Já quem não é um turista de carteirinha pode até achar essa uma questão irrelevante. Mas, acredite, escolher o tipo certo de bagagem pode fazer a diferença.
Por isso, selecionamos algumas dicas sobre uma opção e outra, que podem ajudar você a fazer a escolha certa a e a ficar longe de “furadas” durante a sua viagem. Confira!
Mochilas
Praticidade é a principal característica desse item, geralmente utilizado em viagens de aventura. Seja a mochila pequena (até 40 litros), a média (até 60 litros) ou a grande (até 90 litros), se o seu objetivo é não se preocupar com bagagens e poder diversos pertences aonde for, então, a mochila, com toda certeza, será sua melhor companheira.
Entre as vantagens de viajar utilizando mochilas estão:
- Maior mobilidade: subir escadas ou caminhar em locais difíceis fica bem mais fácil usando uma delas;
- Praticidade: elas facilmente se encaixam em compartimentos de bagagem de ônibus, metrô ou van;
- Flexibilidade: na mochila sempre tem espaço para mais alguma coisa, principalmente, se for para agregar itens em seu exterior, com saco de dormir, barraca ou botas, por exemplo;
- Segurança: por ficar mais próxima ao seu corpo, ela é bastante segura.
Por outro lado, elas também podem apresentar algumas desvantagens:
- Peso: se você tem problemas na coluna ou não aguenta carregar muito peso, nem pense em utilizar a mochila como bagagem;
- Desorganização: mochilas são mais difíceis de organizar e, por sua maleabilidade, costumam amassar as roupas;
- Fragilidade: frascos de perfumes ou porta-retratos podem quebrar facilmente em uma mochila, por isso, o uso desse objetos não é recomendado nesses casos.
Malas
As malas são grandes aliadas de quem vai viajar para um único lugar, já que depois de chegar ao destino você só precisará arrumar as coisas na hora ir embora. Devem ser utilizadas principalmente em locais com boa infraestrutura, com calçadas adequadas, elevadores e escadas rolantes, visando facilitar o seu transporte dentre um ponto e outro.
Entre as vantagens de viajar utilizando malas estão:
- Sem peso: o tamanho da sua bagagem não será um problema com uma boa mala de rodinhas em um ambiente propício;
- Organização: o espaço interno de uma mala é grande e muito mais fácil de organizar. Por isso, as roupas se mantém dobradas e dificilmente amassam;
- Segurança: malas são mais práticas na hora de identificar e colocar cadeados, já que possuem menos bolsos do que as mochilas;
- Proteção: por ser mais rígida, a mala acaba protegendo melhor itens frágeis, evitando danos aos seus pertences.
Por outro lado, elas também podem apresentar algumas desvantagens:
Sem mobilidade: subir escadas e andar por terrenos irregulares fica quase impossível com uma mala de rodinhas, bem como andar de metrô ou ônibus;
Desconforto: você não poderá carregar a sua mala em todos os lugares da viagem, o que pode causar certa sensação de desconforto ao pensar em deixar seus itens com desconhecidos.
Levando em consideração essas dicas, certamente você poderá fazer a escolha certa na hora de viajar e aproveitar seus passeios ao máximo, sem preocupações.
Gostou do nosso post? Então, confira também: Praticidade e eficiência: aluguel de malas já é tendência entre turistas.