Viajar é unanimidade: todo mundo gosta e todo mundo quer! Em todas as etapas, há a expectativa da partida e também a preparação, que envolve muita coisa bacana.
Para quem já está acostumado a viajar, é normal ter uma espécie de ritual de organização para planejar o itinerário e fazer da viagem um momento mais que inesquecível. Aqui no blog, inclusive, já falamos sobre dicas para roteiros, arrumar as malas, entre outros.
Mas, além dos detalhes que já abordamos, é preciso olhar mais amplamente ao organizar uma viagem para não esquecer de nada e garantir a tranquilidade e o sucesso do passeio. Por isso, no post de hoje, compartilhamos 4 passos fundamentais de planejamento.
1. Pra onde ir?
Tanto lugar bonito pra visitar, tantas opções, que a gente chega a ficar perdido, não é mesmo? Por isso, a dica é buscar por locais que ofereçam opções de diversão de acordo com seu perfil. Ou seja: provavelmente você não optará por um hotel fazenda se seu gosto é pelo agito da vida noturna.
Dessa maneira, estude e pesquise, verificando os prós e contras, levando em consideração, principalmente, o estilo de vida local.
2. Quando ir?
Ao falar em viagem, dá vontade de largar tudo e ir agora mesmo, certo? A dica aqui é conter a ansiedade e analisar antes. Depois de escolhido o destino, a pesquisa deve buscar entender qual o período ideal para desfrutar ao máximo as opções que a cidade oferece.
Aqui, vale considerar alguns detalhes, como: o tradicional “fora de temporada” pode ser mais barato, no entanto, talvez, você encontre restrições quanto às opções de diversão. A “alta temporada”, por sua vez, traz consigo valores mais expressivos, e, com isso, o acesso a muitas possibilidades.
3. Quanto tempo?
Essa questão está intimamente relacionada a outras decisões, como, disponibilidade de tempo e de orçamento. É claro que a vontade é de ficar dias e dias lá, aproveitando tudo e desfrutando ao máximo de cada minuto; no entanto, na realidade, não é bem assim que acontece.
Aqui, a máxima de “menos é mais” é um bom conselho: é melhor concentrar os esforços em conhecer mais a fundo poucos lugares do que passar correndo, na pressa, por um monte de outros, sem poder aproveitar.
4. Como chegar lá?
Definidos o destino e as datas de ida e volta, é hora de entender a melhor forma de chegar até o local. Quando o assunto são passagens aéreas, ficar ligado nas promoções das companhias é a dica certa.
Se o destino não for tão distante, a decisão está entre ir de carro ou de ônibus e, para esse caso, vale, novamente, reavaliar o planejamento feito para saber qual a melhor alternativa. Vale lembrar que ir de carro pode cansar um pouco, mas permite ter mais liberdade para fazer o que quiser. No entanto, de ônibus, você tem mais segurança e tranquilidade para aproveitar.
Gostou deste conteúdo? Então, compartilhe com os amigos nas redes sociais!