Conquistar uma carreira de sucesso na área comercial não é, nem de longe, uma tarefa simples. Para isso, é preciso muito empenho, dedicação e força de vontade.
Atualmente, contar apenas com um bom discurso ou uma boa aparência, já não é suficiente para atrair e conquistar clientes, muitos menos, tornar-se um vendedor bem sucedido. Nessa profissão, há metas, objetivos, dificuldades, pressão e também conquistas, que requerem do profissional garra, criatividade, persistência e técnicas, de negociação e comunicação.
Mas, em tempos de crise, queda nas vendas e grande concorrência no mercado, muito além de ser um bom vendedor, é preciso ser um vendedor de alta performance. E você sabe qual caminho trilhar para alcançar esse resultado?
No post de hoje, vamos apresentar 4 principais características que fazem a diferença na conquista do sucesso. Continue a leitura!
1. Inove
Certamente, você não é o único vendedor da sua área, tampouco o único a oferecer determinado produto ou serviço. Por isso, mais do que nunca, é preciso se diferenciar, inovar, para se destacar.
Afinal, assim como a tecnologia evolui, o mercado também acompanha essa evolução e você precisa adaptar-se às mudanças. Nesse ponto, sua principal aliada é justamente a tecnologia que pode ser utilizada para prospectar clientes ou melhorar o processo de negociação, por exemplo.
Sabendo que as pessoas querem cada vez mais agilidade e praticidade, que tal utilizar o WhatsApp para manter contato com clientes ou encaminhar propostas? Ou ainda, realizar apresentações através do Skype ou Google Hangouts? Novas tecnologias podem te ajudar a economizar tempo e deixar seus processos ainda mais organizados.
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2. Defina metas reais, mas desafiadoras
Ter a certeza de que nesse mês você irá atingir determinado resultado, não é meta, é constatação. Meta é algo que deve motivar e, principalmente, desafiar você a atingi-la. É definir um número x que precisa ser alcançado, para que você possa trabalhar um pouco a mais todo dia, a fim de obter os resultados.
É importante lembrar também que sua meta não pode ser inalcançável, pois, assim, você não terá ânimo para conquistá-la. Defina uma meta real e que possa estimular você a fazer o seu melhor.
3. Surpreenda seus clientes
Seus clientes estão realmente contentes com seus produtos ou serviços? Você os surpreende? Ser um vendedor de alta performance implica também em manter seus clientes satisfeitos.
Por isso, além de um bom relacionamento, é importante que você esteja comprometido com o sucesso deles. Perguntar como estão as vendas, quais são as principais dificuldades enfrentadas, dar dicas e sugerir ações que podem ajudá-lo, com toda a certeza, farão a diferença.
Construa a imagem de um parceiro e consultor em vendas, ao invés de somente mais um representante amigável.
4. Organize-se
Organização e planejamento são essenciais para qualquer profissional, em todas os setores. Porém, isso fica ainda evidente na área de vendas. Saber dividir e conciliar o tempo entre visitas externas, produção de relatórios e tarefas burocráticas é essencial.
Dessa forma, separe uma hora ou duas da sua semana para planejar o seu roteiro de visitas, realizar um roteiro prévio de agendamentos e o que precisa ser resolvido internamente.
Isso com toda a certeza lhe poupará esforço, dinheiro e paciência no decorrer da semana e lhe ajudará a ter tempo para colocar em prática as outras três dicas anteriores.
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