Em um mercado bastante competitivo, pensar somente em atrair novos clientes é um tanto quanto arriscado para a sobrevivência de qualquer negócio. É claro que a conquista de consumidores representa ganhos importantes, mas eles serão ainda mais significativos se você fidelizá-los.
Isso porque pesquisas estimam que preservar um cliente pode ser até 5 vezes mais barato que conquistar um novo. Para se ter uma ideia, em muitas empresas, clientes fidelizados chegam a responder por até 65% de todas as vendas. Ou seja: menos gastos e mais ganhos.
Quem é representante comercial ou vendedor externo sabe do que estamos falando. Prospectar novos compradores requer um trabalho muito maior e investimentos bem mais consideráveis.
Sem dúvidas, a fidelização também exige empenho e dedicação de sua parte, mas certamente o trabalho, de médio a longo prazo, vai agregar além da qualidade do serviço, uma estratégia capaz de construir um relacionamento entre você e seu cliente.
Mas, como desenvolver a habilidade de fidelizar e encantar clientes? Para responder a essa pergunta, selecionamos 4 dicas práticas e eficientes para você. Continue a leitura!
1. Conheça seus clientes
Quanto mais próximo você for de seus clientes, mais “fácil” será para conquistá-los. Um vendedor que, além dos dados de praxe como nome, endereço e telefone, conhece o histórico, as preferências e os gostos pessoais de seus atuais compradores, está na frente dos concorrentes.
Essas informações ajudarão você a identificar e a oferecer o que eles precisam. Para isso, mantenha um registro sobre as negociações com prazos e formas de pagamento preferidos.
Você também pode elaborar um formulário com algumas outras questões que deseja saber, cuide apenas para não ser intromissivo demais.
2. Cumpra as promessas
Por mais simples que possa parecer, ligar no dia prometido, visitar na data e horários agendados e fazer a entrega no prazo definido (ou antes dele) atribuem imenso valor à negociação.
Lembre-se de que antes de querer superar as expectativas do cliente é preciso honrar com suas promessas. Busque simplificar os processos, desburocratizar etapas e resolver problemas para seus clientes. Certamente eles irão lembrar e procurar você na hora a próxima compra.
3. Crie canais de comunicação eficazes
Para saber o que seus clientes estão achando sobre seus produtos ou serviços, é imprescindível estabelecer canais de comunicação fáceis e eficazes. Deixe claro que a opinião dele é muito importante e que você está aberto a receber sugestões ou reclamações.
Todo cliente aprecia ser reconhecido e espera que sua presença, compra ou participação seja notada e valorizada. Nesse caso, o atendimento de pós-venda é um importante aliado.
4. Agregue valor ao seu produto
Não venda o mesmo que seus concorrentes, busque agregar valor mostrando que você oferece mais. Disponibilize cupons de desconto para quem compra mais, cartões de fidelização que garantam preços diferenciados ou até mesmo brindes para compras acima de certo valor.
Por fim, tenha em mente que os clientes não desejam mais apenas produtos ou serviços, eles querem informações, benefícios e, principalmente, diferenciais.