Viajar pelo mundo, conhecer lugares e culturas: ser um guia turístico é uma profissão que atrai muitas pessoas. A possibilidade de ampliar o conhecimento através da viagem e fazer disso o “ganha pão” brilha os olhos de muita gente.
No entanto, apesar de parecer fácil, tornar-se um guia turístico demanda requisitos e características bastante específicos e que fazem a diferença no perfil do profissional. Gostar de viajar – nem de longe – é o principal deles.
Mas, se você realmente acredita que se encaixa nesse ramo e quer saber mais sobre como se tornar um guia turístico de sucesso, nesse post, listamos pra você 4 dicas que podem te ajudar nesse caminho. Confira!
1. Conhecimento
Conhecimentos básicos de História, Geografia, cultura local, gastronomia são somente a base: quanto mais um guia turístico dominar sobre essas áreas, melhor será seu desempenho.
Assim como outras profissões, é preciso estar atualizando-se frequentemente através da presença em cursos, palestras, workshops e, é claro, da graduação em Turismo, que oferecerá toda a base para atuação.
2. Empatia
Essa é uma habilidade que, muitas vezes, não se aprende nas salas de aula. Ela precisa ser praticada diariamente e, ainda assim, nunca se chegará a perfeição.
Muito além do sorriso constante e a “prontidão” às perguntas dos turistas, é preciso identificar-se com cada tipo de público, colocando-se no lugar dos turistas, criando uma relação de confiança para que se sintam à vontade e aproveitem a viagem.
3. Preparação física
Achou estranho? Mas, é isso mesmo. É preciso estar com o condicionamento físico a toda e cuidando da alimentação para atuar como guia turístico. Afinal, serão muitas caminhadas, passeios, mudanças de clima, que se não cuidados, podem acarretar cansaço, fadiga e, até mesmo, doenças.
4. Disponibilidade
Com o bônus, há também o ônus: um guia turístico precisa estar disponível para as mais diversas horas, se necessário, levantando cedo e indo dormir tarde a fim de garantir que seu grupo de turistas tenha uma viagem pra lá de inesquecível.
Gostou das dicas? Se identificou com o perfil? Então, confira também 5 conselhos para agentes de viagem em início de carreira.
Faz bem à saúde fazer uma viagem.
Interessante.
Primeiramente, não é “guia turístico ” e sim “GUIA DE TURISMO ” a menos que a reportagem se refira aqueles “mapas” que pegamos nas viagens do local visitado.
Segundo, não necessita ter graduação em turismo para ser guia de turismo. Aliás, turismólogo não atua como guia de turismo.
Para ser um Guia de turismo, o profissional tem que ter CURSO TÉCNICO EM GUIA DE TURISMO, CERTIFICADO POR ESCOLA TÉCNICA, CADASTRADA JUNTO AO MEC.
E ainda, cadastro profissional junto ao órgão CADASTUR.
Não é necessário formação superior, apenas o nível médio, embora qualificações sejam um diferencial na atuação do profissional.
Gracias!