Muitas pessoas escolhem a graduação de Turismo por acreditar piamente que sua vida será regada a viagens all over the world. Apesar de convidativo, não é bem assim que as coisas acontecem.
Quem está iniciando na carreira, apesar da formação na universidade, está adentrando em um terreno bastante diferente da teoria e que possui seus próprios caminhos. É claro que o conhecimento adquirido no ambiente acadêmico faz a diferença, mas ele é somente a ponta do iceberg.
De uma forma geral, começar em um ramo novo exige muita dedicação e trabalho para conquistar seu lugar ao sol. A fim de te dar uma mãozinha, organizamos nesse post 5 conselhos para quem está iniciando sua caminhada em uma agência de viagem.
1. Humildade
Saber que você está em uma posição de desvantagem é um ótimo começo. Seja humilde para aprender, para questionar, para tirar suas dúvidas. Reconhecer que você tem uma longa trajetória para percorrer é um ponto positivo.
2. Curiosidade
Ser curioso é um tanto diferente de ser bisbilhoteiro. A ideia é que você tenha sede de conhecimento, que se mostre interessado em aprender tudo que quiserem te ensinar.
Quanto mais você souber, maiores são suas chances de se destacar no mercado de trabalho.
3. Pesquisa
Muito além dos destinos badalados como Paris, Disney ou Miami, é importante que você conheça mais sobre os roteiros disponibilizados pela agência que você está trabalhando.
Por isso, busque referências, depoimentos e mais informações sobre os pacotes a fim de ter mais subsídio para efetuar uma venda, por exemplo.
4. Atualização
Quem trabalha com passagens precisa estar em atualização diária sobre mudança de preços. Imagina só se você chega a informar um valor errado para o seu cliente? No fim das contas, você mesmo terá que arcar com o prejuízo.
5. Paciência
Você precisa dar conta do seu trabalho, mas não se afobe ou perca a paciência nesse tempo. Entenda que você está iniciando e tem um período de adaptação para a função. Esforce-se, busque aprender, mas respeite seus limites.
Iniciar um novo projeto de trabalho é sempre um desafio, mas, com dedicação e vontade, é possível se tornar bem-sucedido.
Você tem outras dicas para compartilhar com quem está começando? Então, conte pra gente nos comentários!
Muito boa suas dicas.