Viagem nem sempre é sinônimo de sombra e água fresca. É claro que viajar apenas para descansar, sem nenhuma preocupação do trabalho, por exemplo, é bastante interessante. No entanto, sabemos que na prática, desligar-se totalmente da ocupação profissional é bem difícil.
Por isso, muitas pessoas acabam conciliando as duas coisas: trabalho e viagem. Uma estratégia atrativa que ajuda você a encontrar o equilibro entre a vida pessoal e a profissional, sem precisar abrir mão de nenhum dos dois (e depois sofrer por causa disso).
Mas, para que essa experiência realmente dê certo, há uma série de coisas que precisam ser consideradas antes mesmo de “colocar o pé na estrada”. Selecionamos as quatro principais para falar no post de hoje. Confira!
1. Faça um planejamento de trabalho
A primeira coisa a ter em mente é justamente que a sua viagem não será apenas para lazer, por isso organização e planejamento são fundamentais. Defina o que é prioridade e crie uma lista com as tarefas que você deve executar enquanto estiver fora.
Também é bacana estipular um tempo máximo para cada atividade e as respectivas “datas de entrega”. Assim, você ficará em dia com o trabalho curtindo momentos de descanso e alegria.
2. Defina um canal para manter-se conectado
Com o avanço da tecnologia, trabalhamos cercados de novas ferramentas todos os dias. Porém, o ideal em uma viagem a passeio/trabalho é desconectar-se um pouco.
Isso não significa dizer deixar tudo de lado, mas diminuir um pouco o ritmo. Antes de viajar, fale com seus colegas e defina um único canal para comunicação, seja ele e-mail, WhatsApp ou Skype. Dessa forma, todos saberão onde recorrer quando precisarem de você.
3. Disponibilize uma mensagem de ausência temporária
A dica é válida principalmente para o e-mail corporativo. Você está em viagem, mas muitos de seus clientes/contatos não sabem disso, portanto a sua caixa de entrada vai continuar operando.
Programe uma mensagem automática para envio comunicando sua ausência temporária e informando o e-mail ou contato de alguém que pode ajudar. Outra dica é disponibilizar um número de telefone para contato diretamente com você em caso de urgência.
4. Leve as ferramentas de trabalho necessárias
Muitas coisas podem ser resolvidas pelo celular, mas o tempo que você leva para realizar as atividades pelo aparelho é muito maior do que se estivesse em um computador ou notebook.
Portanto, para tornar o trabalho em uma viagem produtivo, leve as ferramentas necessárias. Quando for utilizá-las, lembre-se de que estão ali para que você possa trabalhar e não se distrair.
Gostou desse post? Então você também pode se interessar por este aqui: Tudo o que você precisa saber para não errar em uma viagem a trabalho.