Não é de hoje que os animais de estimação conquistaram espaço nos lares brasileiros. Eles são parte importante das rotinas familiares e essa relação oferece até diversos benefícios. Pesquisas e estudos afirmam que a convivência com animais proporciona tranquilidade e bem-estar às pessoas.
E cada vez mais pessoas têm comprovado isso. De acordo com a Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 20013), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em cerca de 29 milhões de casas no país, o equivalente a quase 45% dos domicílios, há pelo menos um cachorro.
São relações de amizade e carinho. Quem tem um animal de estimação sabe do que estamos falando. E, com tanto cuidado e dedicação, fica difícil separar-se deles em algumas ocasiões como viagens, por exemplo. Aí os donos acabam levando os pequenos juntos.
Mas, é preciso ficar atento. Para garantir a saúde e a integridade do seu pet durante o trajeto e no local do passeio, alguns cuidados precisam ser tomados. Selecionamos os principais deles. Confira!
1. Procure um veterinário
Certificar-se sobre a saúde do seu animal de estimação é o primeiro passo para uma viagem tranquila com ele. Procure um médico veterinário para uma espécie de check-up.
Ele poderá atestar se o animal está em boas condições e com todas as vacinas em dia, principalmente a antirrábica (contra a raiva). Lembre-se de que essa vacina deve ser aplicada no animal pelo menos 30 dias antes da viagem e é válida apenas por 12 meses.
2. Adapte seu animal à situação
Se a viagem for mais longa, o ideal é adaptar o animal à situação. Sempre que possível realize passeios de carros com o seu bichinho, não apenas quando for levá-lo ao veterinário. Ele precisa se sentir confortável e à vontade dentro do veículo.
3. Realize o transporte de maneira adequada
Assim como o de passageiros, o transporte de animais também é regulamentado. De acordo com o Conselho Nacional de Trânsito, em passeios de automóvel o pet deve ser transportado com cintos de segurança específicos para animais ou dentro de caixas de transporte.
O principal objetivo é evitar que eles possam desviar a atenção do condutor do veículo e também garantir a integridade e a segurança dos animais.
4. Cuide da alimentação
Viagens de carro ou ônibus podem causar enjoos nos animais, por isso a recomendação é ficar atento à alimentação. Ofereça uma refeição leve ao animal cerca de três horas antes da partida e evite alimentá-lo durante o trajeto, mas mantenha-o sempre hidratado.
5. Realize pausas durante a viagem
Para garantir o conforto do animal, realize paradas a cada duas horas. Utilize o tempo para caminhar com o pet, deixar ele fazer as necessidades e tomar água.
Quando a parada for para os ocupantes do veículo, não deixe o animal trancado no automóvel, mesmo com a janela aberta. A elevação da temperatura corporal (hipertermia) é muito comum nesses casos e pode levar o animal à morte.
6. Jamais automedique seu animal
Soníferos e tranquilizantes costumam ser bastante utilizados quando o assunto é viagem de animais. Mas jamais automedique seu animal, pois alguns medicamentos podem causar reações graves no seu bichinho. Procure sempre a ajuda de um médico veterinário.
Seguindo essas dicas, você e seu animal de estimação poderão curtir a viagem com tranquilidade!