O período de férias de fim de ano já terminou, mas nada impede que aquela viagem em família para relaxar e desestressar aconteça. Um final de semana ou um feriadão, por exemplo, podem ser o suficiente para você aproveitar ao lado de pessoas especiais.
Só que para que isso aconteça é preciso planejamento. Escolher a data, o destino, a acomodação e o roteiro e fazer a viagem acontecer sem grandes preocupações são alguns dos desafios para quem organiza o passeio. E ele fica ainda maior quando envolve crianças.
Por isso, o resultado de uma viagem em família costuma ser sempre este: pais estressados, crianças nervosas, dramas e discussões desnecessárias. Porém, é possível sim mudar essa história. Para que você diminua os transtornos e aumente as alegrias em sua viagem, separamos algumas dicas especias. Confira!
Inclua as crianças nos preparativos
A tarefa de organizar tudo pode gerar bastante estresse, que tal, então, incluir as crianças com um pouco mais de idade nos preparativos? Distribua uma lista de tarefas para os pequenos, explicando o que eles precisam arrumar para a viagem e também as responsabilidades que deverão ter no dia da partida.
Tudo vai depender da idade da garotada, mas coisas simples como escolher os brinquedos para levar ou arrumar o quarto antes da saída podem fazer a diferença para você e para eles. É claro que isso não te deixa livre daquela supervisão final, mas essa pode ser uma forma diferente e divertida de iniciar uma viagem em família.
Coloque a sua organização em primeiro lugar
A organização dos pais é o elemento mais essencial para que a viagem aconteça sem grandes complicações. Defina um “cronograma” mental do tempo que vocês precisarão para organizar as coisas no dia da viagem e programa-se para acordar mais cedo do que o necessário.
Tome banho, prepare um bom café para você e seus filhos, deixe a casa organizada e só depois acorde as crianças. Essa é uma maneira eficaz de evitar conflitos com fila no banheiro ou brigas pela espera da torrada.
A dica é válida tanto para o dia da viagem como para o período de férias, que também costuma ser bastante tumultuados por falta de organização.
Depois gerencie o tempo dos pequenos
Com tudo organizado, você terá mais tempo e mais paciência para ajudar seus filhos. Acorde-os sempre um pouco mais cedo do que o necessário, assim eles tem aquele tempo para a preguiça matinal sem comprometer a organização e o andamento das coisas.
Lembre-se que o objetivo da viagem para eles é a diversão, portanto, brigas por que eles estão assistindo televisão em vez de tomarem café, não ajudam em nada. A paciência é sempre o ponto-chave para aproveitar uma viagem sem se estressar e cabe a você ser eficaz nesse quesito.
Prepare um roteiro alternativo
Sua viagem pode ter um destino certo e conhecido pelas crianças, porém, nada impede que você crie um roteiro alternativo e com atrações para toda a família. E ele pode começar ainda durante o trajeto. Parar em cidades da sua rota ou em pontos turísticos tornam a viagem menos cansativa.
Mas isso só será possível com organização. Portanto, pesquisar, buscar informações e criar um planejamento não tornam a viagem “engessada”; muito pelo contrário, ajudam a deixá-la mais atrativa para todos.