A primeira impressão é a que fica! Com toda certeza você já deve ter ouvido, ao menos uma vez, essa frase, que apesar de popular, traz uma reflexão bastante verdadeira. Seja na vida pessoal ou principalmente na profissional, causar boas primeiras impressões é fundamental.
Para quem trabalha com o público e está diariamente em busca de novos contatos e clientes então, essa máxima nunca foi tão atual como agora. Vendedores e representantes comerciais precisam, mais do que nunca, de um boa aparência para desenvolver o trabalho.
É claro que isso, por si só, não traz resultados, mas junto com um conteúdo de qualidade, certamente as chances de concretizar negócios serão muito maiores. Ter uma boa aparência vai ajudar na construção de uma imagem mais segura e confiante.
Mas, o que significa ter boa aparência? Não estamos falando aqui de aspectos físicos, mas sim da sua apresentação que inclui, por exemplo, as roupas que você usa. Para te ajudar, separamos algumas dicas que você deve levar em consideração na hora de escolher a roupa para o trabalho.
Encontre o equilíbrio
Um estudo divulgado pela Universidade da Califórnia aponta que uma pessoa leva 4 minutos para formar as primeiras impressões sobre a outra. Mais da metade – 55% – do conceito é construído a partir da linguagem corporal, 38% leva em conta o tom do voz e somente 7% envolve o que realmente foi dito.
Os dados afirmam o quanto a aparência é importante em um encontro de negócios, por isso encontrar o equilíbrio é fundamental. Pesquise sobre o cliente a ser visitado e descubra o estilo da empresa, se é mais séria ou “descontraída”.
Na dúvida, escolha sempre um estilo mais formal, como ternos cinza-escuros e camisas de cores neutras.
Evite cores chamativas
Verde neon, rosa fluorescente, amarelo forte (entre outros) são tons que devem passar longe do seu guarda-roupa profissional. Evite as cores chamativas para compor o look na hora de visitar o cliente, pois elas podem acabar chamando mais atenção que o seu produto ou serviço.
Além das cores, as mulheres também precisam ficar atentas a estampas e babados das peças.
Tenha cuidado com acessórios e roupas curtas
A dica aqui é válida principalmente para as mulheres. Tenha cuidado ao usar acessórios como brincos, colares, anéis e pulseiras grandes demais ou que façam muito barulho. Roupas curtas ou decotadas também devem ser deixadas de lado.
Todos esses itens podem acabar chamando a atenção do cliente e desviando o foco da conversa.
Seja profissional
Em um encontro com um cliente, a primeira coisa a ser vendida é a sua imagem, portanto seja profissional. Sorria ao se apresentar, cumprimente com firmeza e mantenha um postura tranquila e confiante. Evite piadas ou comentários desnecessários que podem acabar provocando uma situação desconfortável.
Seguindo essas dicas, você certamente vai causar uma boa primeira impressão no seu cliente e somará pontos para o negócio.