Pense na seguinte situação: há uma festa sertaneja acontecendo na sua cidade e você quer companhia para ir e, então, você tem duas opções: seu amigo que também gosta de sertanejo ou outro amigo que prefere rock’n’ roll.
É quase unânime que o convite seria direcionado àquela pessoa que compartilha daquele gosto musical que tocará na festa e que você também gosta. Seguindo essa analogia, podemos compreender o processo de escolha de roteiro para clientes.
“Enfiar goela abaixo” um roteiro pré-definido provavelmente afastará o cliente ao invés de aproximá-lo. Por mais que você explique as vantagens e o quanto ele poderá se divertir, se ele não tiver o perfil para isso, você não será bem sucedido.
Assim, para te auxiliar nessa tarefa, elencamos 4 fatores que devem ser considerados ao escolher um roteiro de viagem perfeito para o seu cliente.
1. Você conhece seu cliente?
Sim, essa é a primeira e, talvez, a pergunta mais certeira. Muito além de saber seu nome e seu contato, você precisa se informar sobre os objetivos com a viagem, se ele vai sozinho, acompanhado ou com toda a família, quanto ele pretende gastar, quanto tempo ele terá para curtir a viagem e, por fim, quais são seus gostos.
De posse dessas informações, você conseguirá ter em mente uma ideia um pouco mais concisa de qual roteiro propor para ele.
2. Hospedagem
Diante dos dados que você recolheu previamente, analise as opções de hospedagem que os roteiros selecionados oferecem aos visitantes. Preços, acomodações e localização são alguns dos fatores que precisam ser considerados nessa análise.
3. Pontos turísticos
O que seu cliente quer visitar e conhecer nessa viagem? Ele tem um perfil mais conservador, que busca atrações culturais como museus e exposições? Ou é mais baladeiro e quer saber de agitação?
Ter conhecimento dessas informações facilita a escolha do local de acordo com as opções disponíveis.
4. Localização
Como será o deslocamento do roteiro escolhido? Lembre-se que as pessoas viajam para descansar e aproveitar, por isso, descarte aquelas opções que demandam muito tempo de deslocamento ou, por exemplo, possuem um fluxo mais intenso de tráfego.
Ao considerar os fatores listados acima, você aumenta as chances de contratação do pacote oferecido porque o cliente irá se identificar com o apresentado, além de garantir uma preferência nas viagens seguintes.
Gostou desse post? Confira esse também: A importância do planejamento para uma viagem tranquila.