Encarar novos clientes todos os dias é a rotina de muitos representantes comerciais. É claro que atender aqueles fidelizados, de longa data, é sempre uma tarefa mais fácil, mas a profissão exige cada vez mais contanto com o mercado para prospectar novos públicos.
Técnicas utilizadas por muito tempo, hoje já não estão mais trazendo resultados efetivos. O sucesso é determinado, muitas vezes, ainda na fase de prospecção. Por isso, é hora de rever alguns conceitos e aplicá-los em sua abordagem para começar a vender mais, principalmente em tempos de crise e recessão econômica.
Para te ajudar, selecionamos alguns pontos importantes que precisam ser levados em consideração para que seus contatos se tornem clientes. Acompanhe!
Conheça o cliente
O primeiro passo para realizar um boa abordagem e, consequentemente, aumentar as chances de fechar negócio, é conhecer o cliente. As visitas, em casos de representantes comerciais, não podem ser feitas de forma aleatória, é preciso organização e planejamento.
Tenha em mente que você pode estar disponível para fazer o atendimento, mas nem sempre quem vai recebê-lo estará. Dessa forma, defina um roteiro, agende as visitas e, o mais importante, levante informações sobre a empresa a ser visitada.
Chegar ao local e perguntar informações básicas, que podem ser encontradas facilmente em uma busca na internet, não contará pontos a seu favor. Portanto, dedique uma parte do seu tempo para conhecer melhor atuais e futuros clientes, porque isso com certeza não será perda de tempo.
Crie um relacionamento
Com o conhecimento em mãos fica muito mais fácil criar um relacionamento com seus clientes. Esqueça aquele tradicional discurso de vendas, utilizado por muito tempo nas abordagens. Hoje, estabelecer uma relação de confiança e proximidade é cada vez mais importante no mundo profissional.
Os negócios deixaram de ser apenas transações de dinheiro em troca de um produto ou serviço, agregaram também valores e sentimentos. Portanto, procure cultivar um vínculo saudável com seu público, sem forçar a barra, é claro.
Tenha segurança e sorria
Pesquisas comprovam: o sorriso influencia nas relações sociais e funciona até mesmo como uma espécie de cartão de visitas. Portanto, se você quer melhorar ainda mais sua abordagem de vendas, aposte nessa técnica. Acredite, ela é simples, mas eficiente.
No entanto, não basta apenas estampar um sorriso e sair por aí achando que a venda está garantida. Ele precisa ser acompanhado de segurança. Converse com o cliente demonstrando conhecer bem o produto a ser vendido. Isso ajuda a ganhar credibilidade e a confiança de quem vai utilizar o seu produto ou serviço.
Seja organizado e comunicativo
Se você utiliza tabelas, pastas com imagens ou arquivos em formato digital, precisa conhecer bem o seu material antes de sair atendendo clientes. Mostre que você domina o assunto, as suas ferramentas de trabalho e que está preparado para a visita, pois a organização é uma maneira eficaz de conquistar clientes.
No entanto, de nada adianta ser organizado, mas não comunicativo. Saiba conversar com o seu cliente, abordando assuntos além do seu interesse. Essa dica é válida principalmente para início de conversas, mas assim como todas as outras dicas, precisa de bom senso e moderação.
Conhece outra forma de melhorar a abordagem de vendas? Então, compartilhe com a gente nos comentários!
Ótimas dicas de venda, principalmente para crise que passamos.