Com uma rotina bastante agitada de viagens, reuniões e atendimentos, os vendedores e representantes comerciais têm encontrado na tecnologia a solução para muitos problemas. Por isso, tablets e smartphones passaram a fazer parte da lista de materiais essenciais para o trabalho.
Esses aparelhos ganharam um valor ainda maior com o surgimento de programas e aplicativos que oferecem soluções práticas. Seja para melhorar a organização ou impressionar os clientes, esses dispositivos, muitas vezes gratuitos, têm sido a aposta de muitos desses profissionais.
E, já que toda ferramenta que contribui com a melhora da produtividade é bem-vinda, separamos 5 aplicativos que vão ajudar a descomplicar a vida de vendedores e representantes comerciais. Confira!
CamCard
Contatos são imprescindíveis na carreira de um representante comercial. No entanto, guardar e organizar centenas de cartões de visitas não é tarefa fácil. Nesse caso, uma boa alternativa é o CamCard, desenvolvido para iPhones e celulares com Android.
Com ele, é possível fotograr os cartões com a câmera do seu aparelho, armazenar as imagens e ainda salvar dados de cada cliente, que poderão ser exportados para uma planilha do Excel ou outros formatos. O app tem uma versão gratuita, com algumas limitações. A versão paga custa cerca de R$ 15.
Agendor
Desenvolvimento especialmente para controles comerciais, o Agendor permite manter o histórico dos clientes em dia, facilita a comunicação com a equipe e ainda oferece relatórios para análise detalhada.
Outra funcionalidade do app é a otimização de visitas. O app cruza informações dos clientes com a sua localização, o que proporciona que você considere essas informações no momento de definir a rota de clientes a serem visitados. O Agendor possuir versões paga e gratuita.
Zoho CRM
Disponível para iPhone, iPad e Android, o Zoho CRM oferece gerenciamento de informações detalhadas sobre clientes, atualização de dados sobre propects e planejamento de ações de relacionamento. Conta ainda com agenda e gerenciador de tarefas diárias.
O aplicativo permite também organizar vendas, estratégias de marketing e suporte ao cliente em um sistema integrado ao Google Apps. Possuir versões gratuitas ou que podem chegar a mais de R$ 200.
QuickOffice
O QuickOffice é uma boa escolha para quem quer abrir e editar arquivos do Word, Powerpoint e Excel através do celular sem custo nenhum. O app também funciona de forma integrada com o Google Drive, possibilitando que você trabalhe em equipe com documentos compartilhados.
BizExpense
O BizExpense ajuda os representantes comerciais no controle de gastos. O app gratuito da Apple Store permite criar categorias e subcategorias das despesas. Com ele, também é possível utilizar a câmera do celular para escanear recibos e exportar dados.
Conhece algum outro aplicativo útil para vendedores ou representantes comerciais? Então, conte pra gente nos comentários!
Bom dia
Adorei site.
Abraços!