Os planos para reunir a família e os amigos para uma viagem em grupo costumam empolgar muita gente. Mas, por outro lado, um dilema também tende a pairar sobre os pensamentos de quem está à frente da organização: como fazer tudo dar certo sem brigas e chateações?
Gostos, ideias e preferências costumam variar bastante de pessoa para pessoa, por isso um bom planejamento é fundamental para garantir que a viagem não se transforme em dor de cabeça. Afinal, todo mundo quer aproveitar esses dias para curtir e descansar, sem se estressar.
Programar uma viagem dessas, ao contrário do que muita gente pensa, não é missão impossível. Você só precisa estar atento a alguns detalhes e apostar no bom senso e na paciência. Para te ajudar, criamos um passo a passo simples e prático que vai fazer toda a diferença nessa tarefa.
1. Identifique o perfil do grupo
Saber quais pessoas vão participar da viagem, o perfil e os gostos de cada uma é a primeira etapa. Crianças, jovens, adultos e idosos costumam ter estilos de vida diferentes e para que eles se encaixem nesta programação, você deve conhecê-los.
Elaborar um questionário simples com alguns itens, por exemplo, é uma alternativa para conseguir essas informações cruciais. Lembre-se: são elas que vão definir o estilo e roteiro da viagem.
2. Escolha o destino
Quanto maior for o número de pessoas inclusas na viagem, mais difícil vai ser escolher o destino. Dessa maneira, o ponto principal a ser levado em consideração é o objetivo do grupo em relação à viagem. Atrações turísticas, opções de lazer ou descanso longe da cidade?
Se os propósito foram totalmente diferentes, vai ser preciso encontrar um denominador comum. É aí que entra o bom senso e a tranquilidade. Procurar por um local que ofereça alternativas agradáveis para todos é uma boa dica.
3. Programe as atividades
Muita gente gosta de chegar ao lugar para escolher o que fazer. No entanto, essa prática pode acabar bagunçando tudo o que você já construiu. Portanto, defina algumas atividades e horários antes de sair para a viagem.
Isso não significa criar um roteiro engessado, mas se algum passeio programado envolver todos os membros do grupo, é bom definir pelo menos o horário de saída. Isso ajuda a evitar transtornos e perda de tempo na realização das atividades.
4. Organize a divisão dos gastos
Viajar em grupo significa gastos mais elevados, mas também mais gente para dividir. Prever um orçamento com deslocamento, hospedagem e alimentação é necessário. O responsável pela organização da viagem deve dividir a quantia total entre o grupo e cobrar o valor de cada um antecipadamente.
É importante também deixar claro para o grupo que, se o orçamento exceder o estipulado, o valor deve ser dividido igualmente entre todos os integrantes. Portanto, guarde todos os recibos e cupons fiscais, isso também ajuda a evitar problemas desnecessários.
Já viajou em grupo? Tem outras dicas que podem contribuir nesse planejamento? Então, compartilhe com a gente nos comentários!