Viagem pode parecer sempre diversão, turismo ou descanso. No entanto, para quem está a trabalho a realidade e os objetivos são outros.
Para quem já está acostumado com a rotina, a tarefa se torna mais simples, mas se você é marinheiro de primeira viagem, é bom ficar atento a algumas atitudes. Erros, que parecem simples, podem acabar custando o seu emprego.
Por isso, selecionamos alguns itens essenciais para você seguir e não errar em uma viagem de negócios.
- Acerte os detalhes com sua empresa
Acertar todos os detalhes com sua empresa pode parecer uma coisa “boba”, porém isso pode te ajudar a evitar certas surpresas depois de uma viagem a trabalho. Entenda quais despesas serão custeadas pela corporação e o que você precisará desembolsar.
Se todos os gastos com o hotel, por exemplo, forem pagos pela empresa, demonstre bom senso e evite serviços extras como frigobar. Escolha um quatro confortável e dentro do orçamento. Suíte master e super luxo não se incluem nessa categoria.
- Não faça turismo, trabalhe
Sua viagem é a trabalho, não a turismo! Isso precisa estar claro para você. A cidade pode ser desconhecida, cheia de coisas interessantes, mas fazer citytour durante o expediente é furada na certa.
Isso também não significa dizer que você só deve ficar dentro do quarto do hotel. Se sua viagem conciliar um feriado ou um dia do final do semana, em que você tradicionalmente não trabalha, então pode aproveitar a oportunidade, sem exageros.
- Fique disponível para sua empresa
Se você está em uma viagem de trabalho, não pode se dar ao luxo de desconectar. Muito pelo contrário. Avisar seu chefe que chegou bem ao seu destino, que já fez check-in no hotel, que tudo está sob controle e qual será a programação do dia seguinte é muito importante.
Além disso, estar disponível para a empresa também é essencial. Não atender o telefone ou não retornar as ligações, não responder e-mails, esquecer relatórios são exemplos de falta de profissionalismo e comprometimento. Portanto, esteja disponível e fique atento.
- Não abuse do networking
O networking que uma viagem de negócios pode proporcionar é imenso, mas não abuse. Utilizar isso para buscar novas oportunidade pessoais ou profissionais, fora da empresa em que você trabalha, é uma gafe.
Seja profissional, mantenha o foco e faça uso adequado dessa rede de relacionamentos. Você só tem a ganhar.
- Seja pontual
Essa é a ordem: seja pontual. Se você marcou uma reunião às 9h e outras às 10h, precisa administrar seu tempo para dar conta dos dois compromissos. Nada de ficar arrumando desculpas se chegar atrasado por falta de organização. Isso não fica nada bem.
- Aproveite o conhecimento
Você está conhecendo pessoas, empresas, lugares, culturas e novas ideias. Aproveite ao máximo essa oportunidade, lembrando sempre dos itens acima. Conhecimento nunca é demais e isso, com certeza, fará de você um profissional melhor.
Se você gostou desse post, confira também: Como arrumar minha pasta de trabalho para viagem.